Fórum Conect - www.conect.com.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

2 participantes

Ir para baixo

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde Empty Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

Mensagem  artecli Sex Set 06, 2013 12:43 am

Olá pessoal,

Uma duvida magica por não haver uma placa de sucata que me possa prosseguir com os testes.
Esta maquina quando acionada o botão power, acende o LED azul + mais logo em seguida fica verde novamente, indicando curto.
Não tenho como trocar o I/O nem regravar a BIOS possuo um Willen V50B + veio sem o adaptador 25cxx.
Esta placa esta sem os 3,3v e 5v nas bobinas + mais existe essas tensões na placa.
A mesma carrega a bateria normalmente. Quando estava carregando o componente próximo da BAT CMOS esquentava muito, chega a fritar o dedo, TPS51125 mas pra mim isso é normal, já que carregou.
Esta chaveando a tensão de 12,3v da bateria, logo o componente ISL6255A esta bom.
Agora a duvida cruel, BIOS, I/O ou o gerador de 3,3v & 5V embaixo do cooler um SMSC EMC2112.
Tem dois capacitores próximos do BGA HM65 que apresenta curto mais testei eles fora da placa e estão bons.
Detalhe cooler não vira qnd acende led azul

Este equipamento estava ligado na rede elétrica carregando a bateria a cliente ninja foi pular o fio acabou tropeçando no cabo e arrebentou o conector JACK/IN.

Aguardando as dicas.

artecli

Mensagens : 6
Pontos : 3888
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde Empty Re: Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

Mensagem  romolofi Sex Set 06, 2013 8:01 am

kkkkkkkk gostei do cliente ninja, só matando estes caras.
Bom colega, sugiro fazer o seguinte:

1- Verifique as tensões primárias de 5V e 3,3V, disse que tem na placa mas não nas bobinas, quais bobinas são estas? Estas tensões são formadas no ci pwm de um lado sai 5V e do outro 3,3v que são as tensões primarias, na saida existe para cada tensão uma bobina L são estas que fala.
Poderia dizer qual sua placa fabricante e modelo para acompanhar pelo esquema, caso tenha o esquema ai poste para baixar ok.
Com relação a esquentar muito quando carrega a bateria, deve ser por algum curto nas linhas de tensão, aconselho a não deixar carregando a bateria até sanar o problema, pois pode entrar em curto o charge ai vai danar mais ainda sua placa ok.
2- Quanto a curto nos capacitores da BGA Norte, verifique o valor da resistencia apresentada no multimetro, se estiver acima de 8 ohms não é curto ok. Mas para isso coloque em curto as pontas e veja se seu multimetro esta zerando, se estiver dando alguns ohms diminua do resultado para ver ok. Muitos colegas se perdem ai neste local achando que a BGA esta em curto, tanto a BGA Norte como a CPU apresentam resistencia baixa em alguns capacitores da alimentação, esta resistência tem colegas que adimitem até 12 ohms, mas já peguei varios casos de 8 ohms ela estando boa ok.
Bom vou ficar aguardando sua resposta e esquema para poder te ajudar mais.
Boa sorte Very Happy 

romolofi

Mensagens : 4
Pontos : 3885
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/09/2013
Idade : 69
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde Empty Re: Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

Mensagem  artecli Sex Set 06, 2013 3:07 pm

romolofi escreveu:kkkkkkkk gostei do cliente ninja, só matando estes caras.
Bom colega, sugiro fazer o seguinte:

1- Verifique as tensões primárias de 5V e 3,3V, disse que tem na placa mas não nas bobinas, quais bobinas são estas? Estas tensões são formadas no ci pwm de um lado sai 5V e do outro 3,3v que são as tensões primarias, na saida existe para cada tensão uma bobina L  são estas que fala.
Poderia dizer qual sua placa fabricante e modelo para acompanhar pelo esquema, caso tenha o esquema ai poste para baixar ok.
Com relação a esquentar muito quando carrega a bateria, deve ser por algum curto nas linhas de tensão, aconselho a não deixar carregando a bateria até sanar o problema, pois pode entrar em curto o charge ai vai danar mais ainda sua placa ok.
2- Quanto a curto nos capacitores da BGA Norte, verifique o valor da resistencia apresentada no multimetro, se estiver acima de 8 ohms não é curto ok. Mas para isso coloque em curto as pontas e veja se seu multimetro esta zerando, se estiver dando alguns ohms diminua do resultado para ver ok. Muitos colegas se perdem ai neste local achando que a BGA esta em curto, tanto a BGA Norte como a CPU apresentam resistencia  baixa em alguns capacitores da alimentação, esta resistência tem colegas que adimitem até 12 ohms, mas já peguei varios casos de 8 ohms ela estando boa ok.
Bom vou ficar aguardando sua resposta e esquema para poder te ajudar mais.
Boa sorte  Very Happy 
Bom estes testes eu já realizei a minha duvida é realmente as tensões 5v e 3,3v, mais algo esta matando nas bobinas pois em outras areas eu vejo essa tensão.
Mas vou refazer os testes, já peguei uma maquina com um defeito parecido e era o I/O.
Não possuo o esquema elétrico estava usando um esquema parecido.

Grato.

artecli

Mensagens : 6
Pontos : 3888
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde Empty Re: Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

Mensagem  artecli Sáb Set 07, 2013 9:00 am

Ressaltando,

1. Esta placa entra em STANDBY com led verde acesa.
2. Qnd é pressionada o botão power acende led azul em seguida apaga, voltando a STANDBY
3. Os esquemas desse modelo utilizam os mesmo componentes vitais do modelo com defeito
Samsung_NP-R560 e R420.
4. Login dos esquemas http://www.lojaglobo.com.br/docs/
5. User : globoinformatica
6. Password : notebookajuda.com.br

* COMO NÃO POSSUO SUCATA, TENHO MAIS DIFICULDADE DE ACERTAR NA MOSCA ESSE TIPO DE DEFEITO. É UMA EMPRESA NOVA E NÃO POSSUO NADA PARA TESTAR, SOMENTE O BASICÃO.
Na antiga tinha muitas peças e sendo assim nem usava esquema não dava tempo, suspeitava de algo trocava e 95% dos casos em acertos. É por esse motivo que entrei no Forum amando do Dilvani, para uma avaliação do ZERO. Como vocês fariam pegando esse defeito do zero e sem componentes para testar. Claro pode ser que minha técnica não seja das melhores mais estou nesse ramo à 12 anos e a 5 reparando placas mãe.
Mais em todos os lugares que trabalhei onde não tenho os recursos vitais de uma boa bancada sofri, por isso conto com análise clinica de vocês mais calejados digamos assim rsrs.

artecli

Mensagens : 6
Pontos : 3888
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde Empty Re: Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

Mensagem  artecli Seg Set 09, 2013 10:07 am

Estranho, removi aquela etiqueta de proteção que fica em baixo do HD e que protege o chipset e a maioria dos capacitores apresentão curto, agora piorou a minha análise.

Alguem tem uma ideia de como resolver essa pipa ?

Aguardando.

artecli

Mensagens : 6
Pontos : 3888
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde Empty Re: Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

Mensagem  artecli Ter Set 10, 2013 11:08 pm

Bom sem solução, substitui o I/O  e após essa substituição percebi que o componente TPS51125 fritava tinha um transistor na linha desse componente em curto BASE/COLETOR após removidos a placa não liga como não tinha outra placa na sucata para consertar, devolvi sem conserto.

Grato.

artecli

Mensagens : 6
Pontos : 3888
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde Empty Re: Samsung NP-300E4a NÃO LIGA + acende led verde

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos